quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os desafios da moda brasileira

Com a globalização temos no mercado uma gama de produtos similares, as tendências que levavam algum tempo a serem assimiladas, passam a ser vistas e já reproduzidas instantaneamente. 
Sendo assim o consumidor acaba comprando produtos, cuja marca oferece mais do reles produtos e sim serviços. 
Segundo Sebrae, a concorrência Chinesa chega com qualidade e preço, batendo de frente com os produtos brasileiros,  as marcar brasileiras se vem obrigadas a agregar valor  ao produto, isso pode se fazer através da sustentabilidade, qualidade, atendimento, posicionamento de marketing e as serviços pós compra. Dario caldas exemplifica isso:

                                      “Alias, a exigência por qualidade, uma das palavras de                     ordem do consumidor contemporâneo, e a concorrência dos importados têm feito tecelagens e confecções brasileiras elevarem rapidamente o nível de seus produtos, até há pouquíssimo tempo considerado o calcanhar de Aquiles da moda produzida no Brasil” (CALDAS, dario).

Estamos passando por um momento delicado, onde os produtos internacionais de marcas renomadas, acabam chegando ao Brasil no mesmo valor das peças de estilistas Brasileiros, e infelizmente ainda temos um valorização dos produtos internacionais comparados com os nacionais, dessa forma em entrevista a revista isto é, em março de 2013,  Alexandre Herchcovitch  declara que não está otimista com o futuro da moda Brasileira.

Os estilistas e as marcas brasileiras, tanto de grande, médio e pequeno porte reclamam da falta de incentivo do governo Brasileiro na moda.  Paulo Borges em entrevista a revista veja em 2013 nos coloca, que é praticamente impossível concorrer com as marcas internacionais, devido ao fato que de temos os maiores impostos em cima de produtos. E ele conclui que no Brasil falta um plano de desenvolvimento econômico para criar um país competitivo na visão criativa.

Agora é com a gente,  profissionais e amantes da moda, vamos aproveitar o ano de eleição e ver proposta que favoreçam a produção da moda nacional.

Tatiane Santos :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário