domingo, 20 de julho de 2014

Moda conceitual e a contradição social




Quando as pessoas estão assistindo desfiles de moda, ou lendo artigos em revistas a respeito desse assunto, sempre tem alguém que solta a seguinte pergunta:

Mas quem vai usar isso na rua?
A resposta é ninguém.

Moda conceitual


A maioria dos desfiles apresentados na grandes semanas de moda são conceitual, ou seja, apresentam o conceito da coleção de uma forma exagerada, para encantar ou chocar, para criar mídia para marca e demonstrar a criatividade dos criadores
Um exemplo de desfile conceitual, é o de Jum Nakao, em 2004 o estilista, ele apresentou um desfile chamada : A costura do Invisível. Todas as roupas eram feitam de papel, e ao final do desfile, as modelos rasgaram as roupas, causando o choque. 
Jum Nakao fez uma critica ao consumismo, que torna as coisas descartáveis muito rapidamente.







A contradição social


Grande parte de nós olham aquelas roupas e pensam que é algo ridículo, mas atrás de cada desfile, existe um conceito por trás, que a grande das pessoas não se interessam em saber. Agora veja o contraditório nessa situação. A maioria desses olhares são de pessoas, que pensam que a moda é algo frívolo e fútil, que se baseia só em aparência. Mas esse julgamento feito ao primeiro olhar ao desfile excêntrico não é baseado na aparência?


;D


Nenhum comentário:

Postar um comentário