segunda-feira, 21 de julho de 2014

Moda e sociedade-Existe alguém isento da moda?



Hoje em dia, os grandes teóricos costumam usar a expressão "supermercado de estilo",  para classificar a moda atual. Foi se o tempo em se seguia a moda cegamente, as pessoas começam a tomar consciência de seu próprio estilo, deixando de serem influenciadas pela moda e começando a influencia a mesma. 
Há vários "tribos", com os mais diversos nomes, que se intercalam entre si. Não existe uma regra rígida de como se vestir para pertencer a algum grupo social. 


 

Tudo é moda


Moda vem do latim modus, ou seja moda é comportamento, a moda está na Tv, nas artes, na arquitetura e até mesmo em você que está lendo esse texto.
Tudo é moda, mas ainda existem o senso estético (feio/bonito), por isso algumas coisas são tachadas como brega, fora de moda. Mas na realidade, esses estilos colocados a margem do gosto popular são apenas um vertente de mundo de estilos variados. 
E não há que isente da moda, ele abrange todo o contexto social, se por um acaso, você se acha superior a moda, ou melhor do que uma "cultura que julga pela aparência", cuidado, você faz parte de um grupo, e estudado por alguns designer, que idealizam e projetos moda de acordo com o seu estilo "Anti-moda". 
Para melhor explicar isso fiquem com a bela frase de Miranda Presley no filme o diabo veste prada :
Esta “coisa”? Ah, entendi. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você abre o seu guarda-roupa e pega, sei lá, um suéter azul todo embolado porque você está tentando dizer ao mundo que você é séria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que você não sabe é que esse suéter não é somente azul. Não é turquesa. É “sirilio”. E você também é cega para o fato de que em 2002 Oscar de la Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, não foi? Que criou jaquetas militares em sirilio. Eu acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E o sirilio começou a aparecer nas coleções de muitos estilistas. E logo chegou às lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a você. E sem dúvida esse azul representa milhões de dólares em incontáveis empregos. E é meio engraçado como você acha que fez uma escolha que te exclui da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando um suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de “coisas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário