terça-feira, 22 de julho de 2014

Quais fatores influenciam as mudanças na moda?

O que influenciam essas mudanças constante na moda?

Hoje em dia a moda está seguindo um rumo um pouco mais atemporal, mas nem sempre assim, desde seus primórdios, as mudanças constante eram sua característica mais marcantes. Com a evolução social, isso acabou diminuindo um pouco.  Existem três motivos pelos quais a moda muda, sendo eles:

- mudanças no estilo de vida das pessoas associados aos eventos atuais que influenciam diretamente o comportamento
-Por que as necessidades das pessoas mudam
-Por que as pessoas cansam do que tem

Para exemplificar vamos voltar para década de 30, onde o estilo mais popular entre as mulheres imitavam as divas hollywoodianas. O estilo apresentava uma mulher sensual, elegante e feminina.


Com inicio da segunda guerra mundial no ano de 1939 que durou até o ano de 1945, a moda sofreu um impacto significativo, surgiram regras de racionamento, que limitavam a venda de tecidos. O nylon das meias calça, (que eram parte integrantes no guarda feminino na época), estava em falta, fazendo com as mulheres criassem o hábito de pintar um linha preta, nas pernas imitando a costura da meia.
Aquelas mulheres que ainda não trabalhavam, precisaram começar a trabalhar, a se locomover enquanto os pais e maridos estavam na guerra, e para isso precisam de roupas mais funcionais. Influenciada pelo militarismo vigente no universo masculino devido a guerra, surge um novo estilo, temos uma mulher um pouco mais masculinizada. Se na década de 30 o glamour era fonte de inspiração, na década 40 a funcionalidade foi o fator  de maior influência na moda.




Com esses dois exemplos percebemos que a moda se adapta as necessidades da sociedade e não ao contrário. As tendências que vemos hoje, foram pesquisadas com muita antecedência, (as pesquisas de macrotendencias são feitas em media 1 a 2 anos antes de serem expostas na sociedade). Tudo que é apresentado nos grandes desfiles de moda foi pesquisado e baseado no comportamento social, e transformando em linguagem visual.
Um outro exemplo mais atual de como os eventos influenciam diretamente na moda, foi a copa do mundo que aconteceu em junho. Varias marcas trabalham produtos para essa ocasião e até mesmo campanhas de marketing e publicidade.





A moda muda por que as pessoas cansam, ainda com o exemplo da copa do mundo, percebemos que as cores verde,amarelo e azul, estavam em alta, logo após a derrota  do Brasil na semi final, as cores caíram drasticamente.O nacionalismo que estavam em alta, perdeu um pouco a força. Mesmo se Brasil tivesse obtido exito durante a copa, após um ou dois meses, os produtos da feitos para essa ocasião entrariam em declínio, exatamente por que as pessoas cansam, querem novidades e sempre estão ligadas ao que acontece no mundo, mesmo de maneira inconsciente.
A verdade absoluta é que a moda muda, por causa dos desejos e necessidades de seus consumidores. A moda é feita pela sociedade, os criadores estudam e analisam uma forma de canalizar esse comportamento em uma linguagem visual. Aqueles que conseguem fazer essa construção visual do comportamento, são as marcas mais bem sucedidas e aceitas no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário