A
moda tem seu inicio datado a partir do século XV, período onde ocorreu a
ascensão da burguesia, que nesse momento tinham condições de imitar os trajes
da nobreza. Os nobres não queriam nivelar as vestimentas com a nova classe em
ascensão, e a cada vez que uma moda era reproduzida, eles criam uma nova, criando
assim o um sistema de moda, similar ao que temos hoje. Segundo o autor Braga nesse período surge o conceito de moda:
“Ai está o conceito de moda numa
acepção mais próxima da nossa realidade. Surgiu como diferenciador social,
diferenciador de sexos [...] pelo aspecto de valorização da individualidade e
com caráter de sazonalidade, ou seja, um gosto durava enquanto não era copiado,
pois se assim acontecesse, novas propostas suplantariam, as então, vigentes.
(Braga, joão, 2005)
Nesse
período temos a difusão através do processo intitulado trickle down, onde a
moda é criada na casta mais alta da sociedade e difundida para as demais
camadas sociais.Esse
processo difusão ocorreu com freqüência até meados da metade do século XX, onde
temos um forte crescimento de movimentos de contra cultura e anti-moda. Não
podemos afirmar que essa difusão está extinta, mas não apresenta a mesmo vigor
como nos séculos anteriores. Segundo o site da Audaces, esse processo ocorre
com os inovadores, que estão sempre antenados, e sempre nas primeiras filas dos
desfiles de moda e acabam disseminando novas tendências de estilo.
Na
década 60 do século XX, temos o aparecimento dos baby boomers, que foram os
jovens que nasceram no pós guerra e passaram à se questionar acerca dos valores
da época. Foi uma época repleta de transformações socioculturais e econômicas,
que acabaram por influenciar a moda.
Dessa
forma vemos movimentos de contra cultura, que acabaram se tornando inspiração
para criações de novos modelos, fato esse que levou Yves Saint Laurent a dizer a sua famosa a frase “ O ritz é a
rua”, a partir desse momento temos a difusão bubble up.
Na
moda contemporânea os modelos de difusão mais vistos são o Bubble-up e o
Trickle across, onde a tendência se espalha rapidamente de todos os lados. A
uma ditadura de moda perdeu a força, atualmente temos uma harmonia entre os
mais diversos estilos, diferente dos séculos passados através do vestuário, o
individuo contemporâneo pode expressar a sua individualidade.
“Muda o ritmo, seus ciclos, aceleram-se, a própria idéia de “tendência” é posta em xeque: alguns celebram o triunfo do estilo, da personalização da moda, que transforma todo consumidor em estilista. Outros afirmam ser o fim da “ditadura da moda” e, no entanto, basta um exame rápido nas primeiras filas dos desfiles para saber que os “ditadores” existem, sim, e que agora eles se chamam Prada ou Gucci... “ (CALDAS, Dario 1999)
O
fato é que os consumidores contemporâneos detêm maior poder, no que rege o
segmento de criação de produtos, o estudo comportamental se tornou extremamente
importante:
“São tantas questões, apontando todas na mesma direção: para a compreensão da moda de hoje - o que significa dizer, para conquistar ou manter seu espaço dentro de um mercado cada vez mais competitivo – não basta a simples informação de moda, é preciso lançar mão de ferramentas mais poderosas, como o entendimento do comportamento e das tendências de consumo, o conhecimento da evolução estética e das novas sensibilidades... É preciso, enfim, posicionar, estrategicamente, o olho daquele que precisa enxergar”( CALDAS, dario, 1999)
A moda atual segue fazendo a sua própria história
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