segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dose de conhecimento-Você sabe como a moda começou?

A moda tem seu inicio datado a partir do século XV, período onde ocorreu a ascensão da burguesia, que nesse momento tinham condições de imitar os trajes da nobreza. Os nobres não queriam nivelar as vestimentas com a nova classe em ascensão, e a cada vez que uma moda era reproduzida, eles criam uma nova, criando assim o um sistema de moda, similar ao que temos hoje. Segundo o autor Braga nesse período surge o conceito de moda:

                                     “Ai está o conceito de moda numa acepção mais próxima da nossa realidade. Surgiu como diferenciador social, diferenciador de sexos [...] pelo aspecto de valorização da individualidade e com caráter de sazonalidade, ou seja, um gosto durava enquanto não era copiado, pois se assim acontecesse, novas propostas suplantariam, as então, vigentes. (Braga, joão, 2005)

Nesse período temos a difusão através do processo intitulado trickle down, onde a moda é criada na casta mais alta da sociedade e difundida para as demais camadas sociais.Esse processo difusão ocorreu com freqüência até meados da metade do século XX, onde temos um forte crescimento de movimentos de contra cultura e anti-moda. Não podemos afirmar que essa difusão está extinta, mas não apresenta a mesmo vigor como nos séculos anteriores. Segundo o site da Audaces, esse processo ocorre com os inovadores, que estão sempre antenados, e sempre nas primeiras filas dos desfiles de moda e acabam disseminando novas tendências de estilo.
Na década 60 do século XX, temos o aparecimento dos baby boomers, que foram os jovens que nasceram no pós guerra e passaram à se questionar acerca dos valores da época. Foi uma época repleta de transformações socioculturais e econômicas, que acabaram por influenciar a moda.
Dessa forma vemos movimentos de contra cultura, que acabaram se tornando inspiração para criações de novos modelos, fato esse que levou Yves Saint Laurent  a dizer a sua famosa a frase “ O ritz é a rua”, a partir desse momento temos a difusão bubble up.
Na moda contemporânea os modelos de difusão mais vistos são o Bubble-up e o Trickle across, onde a tendência se espalha rapidamente de todos os lados. A uma ditadura de moda perdeu a força, atualmente temos uma harmonia entre os mais diversos estilos, diferente dos séculos passados através do vestuário, o individuo contemporâneo pode expressar a sua individualidade.

                                      “Muda o ritmo, seus ciclos, aceleram-se, a própria idéia de “tendência” é posta em xeque: alguns celebram o triunfo do estilo, da personalização da moda, que transforma todo consumidor em estilista. Outros afirmam ser o fim da “ditadura da moda” e, no entanto, basta um exame rápido nas primeiras filas dos desfiles para saber que os “ditadores” existem, sim, e que agora eles se chamam Prada ou Gucci... “ (CALDAS, Dario 1999)

O fato é que os consumidores contemporâneos detêm maior poder, no que rege o segmento de criação de produtos, o estudo comportamental se tornou extremamente importante:
  

                                      “São tantas questões, apontando todas na mesma direção: para a compreensão da moda de hoje - o que significa dizer, para conquistar ou manter seu espaço dentro de um mercado cada vez mais competitivo – não basta a simples informação de moda, é preciso lançar mão de ferramentas mais poderosas, como o entendimento do comportamento e das tendências de consumo, o conhecimento da evolução estética e das novas sensibilidades... É preciso, enfim, posicionar, estrategicamente, o olho daquele que precisa enxergar”( CALDAS, dario, 1999)

A moda atual segue fazendo a sua própria história

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